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09/01/2015
Ouvidoria Municipal avalia serviços prestados pela Prefeitura
Canal de comunicação da Administração Municipal aponta, em relatório anual, índice de satisfação com serviços de 91,65%
Canal de comunicação da Administração Municipal aponta, em relatório anual, índice de satisfação com serviços de 91,65%
Criada para ser um canal de interlocução entre as demandas da comunidade e os serviços prestados pelo Governo de Erechim, a Ouvidoria Municipal, órgão vinculado à Secretaria de Comunicação Social (SECOM), realizou entre 1º de janeiro e 31 de dezembro de 2014 um total de 31,5 mil contatos de pós-atendimento para avaliação dos serviços da Prefeitura – que obtiveram índice de satisfação de 91,65% - além de 3.416 demandas recebidas. De 2011 a 2014 foram 99.962 contatos de pós-atendimento e 7.756 demandas recebidas.
O relatório anual foi apresentado durante esta semana pela ouvidora do município, Michele Onhatte, ao prefeito de Erechim, Paulo Polis que ressaltou que a Ouvidoria é uma ferramenta de gestão democrática cuja finalidade é proporcionar o diálogo entre a população e o Poder Executivo Municipal, sendo um importante mecanismo de escuta do cidadão, pois recebe sugestões, solicitações, denúncias e reclamações da população visando à melhoria no serviço público.
“O objetivo da Ouvidoria, a partir da manifestação dos nossos cidadãos, é melhorar a qualidade do atendimento de todos os setores da Prefeitura de Erechim de forma que a população possa se sentir satisfeita com os serviços oferecidos e ter suas necessidades atendidas”, pontua Polis.
Canal de comunicação com a comunidade
Para o prefeito, vale ressaltar que a Ouvidoria funciona como um canal mais humano de interlocução com a população. “A ouvidoria recebe, analisa e encaminha todas as manifestações da população às secretarias competentes, recomendando possíveis medidas para a solução ou prevenção das mesmas. Em seguida, a Ouvidoria comunica de forma imediata o parecer do Poder Executivo para o cidadão”, explica Polis. Durante 2014, foram recebidas 3.416 demandas de munícipes que procuraram a Ouvidoria para encaminhar soluções envolvendo situações diversas. Segundo o relatório anual do órgão, 82,11% destas demandas puderam ser atendidas pela Prefeitura.
“Esse canal inovador colocado à disposição da população realiza também um importante trabalho de pós-atendimento. As pessoas que utilizam os serviços prestados pelo Poder Público recebem um contato da equipe da Ouvidoria, que tem por finalidade analisar a satisfação da população com os serviços da Prefeitura, que encerrou o ano em 91,65%. Entre 2011 e 2014 a Ouvidoria realizou cerca de 100 mil contatos de pós-atendimento. Foram 99.962 pessoas que foram contatadas para verificar a percepção delas sobre o que lhes foi prestado pela Prefeitura, seja no Hospital, nas escolas, UBS’s e em todas as áreas da Administração”, declara o prefeito.
“O serviço público é responsável por prestar à população serviços essenciais para o bom funcionamento da cidade. Este é o nosso produto: prestação de serviços. Por isso, prezamos pela competência e pela excelência nas ações que desenvolvemos.”, destaca o prefeito Polis.
Comunidade parceira da Administração Municipal
De acordo com a ouvidora do município, Michele Onhatte, os resultados da Ouvidoria demonstram que a população tem desempenhado o seu papel de cidadã atuando como parceira da Prefeitura para melhoria da prestação dos serviços públicos. “A Ouvidoria é um mecanismo para verificar como a população está enxergando os serviços prestados pelo município, buscando maior resolutividade e aprimoramento nos locais com maior fragilidade. As instituições públicas têm o dever de controlar e oferecer melhores serviços diante de ocorrências, sejam elas positivas ou negativas e prestar à população serviços essenciais para o bom funcionamento da cidade”, frisa.
Conforme explica Michele, a Ouvidoria Ativa (pós-atendimento) tem como objetivo ir em busca do munícipe para ouvir a sua satisfação em relação ao serviço utilizado, com o intuito de estabelecer uma parceria em prol da qualidade, eficiência e da austeridade administrativa. “Na Ouvidoria Ativa, a participação das pessoas é fundamental para que se tenha um diagnóstico sobre a atuação do poder público”, pontua a ouvidora.
“Em 2015 a Ouvidoria Municipal seguirá trabalhando diariamente na realização de contatos (pós-atendimento) e atendimentos para qualificar os serviços públicos do município de Erechim. Estamos aprimorando o atendimento progressivamente, e consolidando a Ouvidoria Municipal como um espaço aberto para que todos se manifestem com transparência, buscando o melhor para a nossa cidade”, ressalta Michele.
“Esse canal foi criado para o cidadão e precisamos que todos façam a sua contribuição, seja através de sugestões, pedidos, reclamações, para que possamos fazer com que Erechim seja cada vez mais uma cidade melhor para se viver”, conclui a ouvidora.
Como utilizar os serviços da Ouvidoria Municipal
As manifestações podem ser feitas preenchendo o formulário no link da Ouvidoria na página da Prefeitura, via e-mail (ouvidoria@erechim.rs.gov.br), telefone (0800-6487050) ou, ainda, pessoalmente na Rua Rui Barbosa, 114 (Edifício Paladium, sala 4), no centro da cidade.