Prefeitura Municipal de Erechim - Condutores são orientados sobre perigos do excesso de velocidade

https://pmerechim.rs.gov.br//noticia/9411/condutores-so-orientados-sobre-perigos-do-excesso-de-velocidade

13/01/2015

Condutores são orientados sobre perigos do excesso de velocidade

Blitz educativa, promovida pela Secretaria de Segurança, juntamente com os parceiros da Equipe Decida Pela Vida, visa conscientizar sobre a importância de se tomar medidas seguras no trânsito

Condutores são orientados sobre perigos do excesso de velocidade
Condutores são orientados sobre perigos do excesso de velocidade

Blitz educativa, promovida pela Secretaria de Segurança, juntamente com os parceiros da Equipe Decida Pela Vida, visa conscientizar sobre a importância de se tomar medidas seguras no trânsito

A Prefeitura de Erechim, através da Secretaria de Segurança Pública e Proteção Social, com o Projeto Trânsito e Educação - Parceiros do Cidadão, segue realizando trabalho de conscientização dos condutores de veículos, através de blitzes educativas. Na manhã de segunda-feira (12) a fiscalização, com uso de radar móvel, foi realizada na avenida Dr. Sidney Guerra e contou com equipes da Diretoria de Trânsito, Secretaria de Segurança, Brigada Militar e CFC Salgado Filho, sendo que todos os envolvidos na ação integram a Equipe Decida Pela Vida.

Cerca de 80% dos condutores estavam acima da velocidade
Com uso de radar móvel, distribuição de material informativo e orientação para condutores de veículos, a blitz foca suas atividades na educação. Durante a ação - que teve início em dezembro de 2014 e deve se estender durante o ano - 150 veículos foram abordados. Quanto à velocidade, cerca de 80% dos condutores estavam trafegando acima do limite máximo de velocidade estabelecido na via, numa média de 70 km/hora. O limite de velocidade da avenida Sidney Guerra é de 50 km/hora.

Limites de velocidade devem ser respeitados
Para o secretário de Segurança, Rafael Testa é fundamental ressaltar que os limites de velocidade foram criados com base em estudos técnicos e que ambos existem para que sejam respeitados. “Quando orientamos esses condutores estamos presando pela vida de quem está no trânsito, mas somente os órgãos de segurança não são suficientes para mudanças significativas como a redução de acidentes. Sem entrar no mérito de nenhuma questão, estamos vendo muitos acidentes nos últimos dias provocados pela imprudência e pela falta de segurança na condução dos veículos. São vidas que se perdem e, infelizmente no trânsito qualquer ação não tem volta. É realmente muito triste ver famílias perdendo seus entes queridos em consequência de acidentes de trânsito, especialmente àqueles em que, se outras ações tivessem sido escolhidas, o final não seria trágico”, frisa o secretário.

Excesso de velocidade está entre as principais causas de morte
Os limites de velocidade são estabelecidos em função do tipo, da geometria e das condições da via, da categoria de veículos que nela circulam, assim como, dos conflitos de tráfego no entorno. Vale ressaltar que condições climáticas adversas também interferem na escolha da velocidade segura para trafegar. “O mais importante é lembrar que uma velocidade segura para trafegar está associada à capacidade de frear caso algo inesperado esteja no caminho do condutor”, explica Testa.
Segundo o secretário, ainda que não seja possível identificar com clareza todos os fatores que contribuem para um acidente de trânsito, especialistas afirmam que o excesso de velocidade está entre as principais causas de morte, em consequência de acidentes de trânsito. “O excesso de velocidade aumenta o tempo necessário para a frenagem, eleva a probabilidade de o motorista perder o controle do veículo e diminui a capacidade dele se antecipar a possíveis perigos, por isso aumenta muito o risco de acidente e a gravidade das lesões quando ele ocorre”, conclui.