Prefeitura Municipal de Erechim - Campanha para recolhimento de eletrônicos contabiliza mais de 40 toneladas

https://pmerechim.rs.gov.br//noticia/9422/campanha-para-recolhimento-de-eletrnicos-contabiliza-mais-de-40-toneladas

16/01/2015

Campanha para recolhimento de eletrônicos contabiliza mais de 40 toneladas

Desde o início, a campanha que está na 7ª edição, já recolheu mais de 200 toneladas de lixo eletrônico. A ação é promovida pela Secretaria de Meio Ambiente

Campanha para recolhimento de eletrônicos contabiliza mais de 40 toneladas

Desde o início, a campanha que está na 7ª edição, já recolheu mais de 200 toneladas de lixo eletrônico. A ação é promovida pela Secretaria de Meio Ambiente

A Prefeitura de Erechim, através da Secretaria de Meio Ambiente, em parceria com a empresa Recycle, de Passo Fundo, realizou mais uma edição da campanha para recolhimento de eletrônicos, promovida semestralmente no município. A campanha – que está na sua 7ª edição – já recolheu mais de 200 toneladas de lixo eletrônico desde 2009. A Secretaria de Meio Ambiente promove duas campanhas de descarte de eletrônicos por ano. Uma delas logo após o Natal, sendo realizada no mês de janeiro e outra durante a Semana de Meio Ambiente, em junho.
De acordo com o secretário de Meio Ambiente, Mario Rossi, a campanha possibilita o descarte adequado de materiais não recolhidos pela coleta seletiva tradicional, dividida entre lixo orgânico e seco. “A campanha é realizada em parceria com a empresa recicladora, sem custo para o município. O município é responsável pela comunicação com a comunidade, bem como com a disponibilização de local para que as pessoas possam entregar os materiais. Já a empresa é responsável pela coleta e destinação adequada de todos os materiais arrecadados”, explica.
“A ação visa recolher equipamentos que estejam em desuso no município, como equipamentos de informática, televisores, rádios, celulares e demais eletrônicos acumulados nas residências da cidade”, afirma o secretário, ressaltado que, se descartado em locais inadequados, o lixo eletrônico pode causar danos à saúde, além de poluir o meio ambiente.
“O meio ambiente é nosso, das atuais e das gerações vindouras. O compromisso e a responsabilidade com o planeta não são valores passiveis de delegação. Cada um deve assumir e adotar comportamentos responsáveis, de zelo, cuidado e amor com o planeta. Essa conduta deve ser um imperativo moral, um dado da nossa conduta que sinaliza claramente de que lado estamos neste jogo”, pontua Mario.

Mais de 40 toneladas arrecadadas
Na manhã de sexta-feira (16), foi iniciado o trabalho de recolhimento dos materiais por parte da empresa Recycle. Sem custo para o município, essa parceria garante a destinação adequada e o reaproveitamento das peças e componentes dos materiais. “Nesta edição da campanha, realizada de 5 a 10 de janeiro, foram mais de 40 toneladas de material eletroeletrônicos arrecadados, que terão a destinação correta e irão para reciclagem, onde todos os componentes são reaproveitados”, frisa o secretário, lembrando que a destinação se dá conforme o tipo de material.
“Já estamos na 7ª edição da campanha e percebemos que ainda existem muitos materiais considerados lixo eletrônico na residência das pessoas e que precisam ter a destinação correta”, pontua Mario. “A decisão de proteger os ambientes naturais e controlar a poluição não está apenas nas mãos dos políticos e grandes industriais. Está sobretudo na rotina diária de cada cidadão. Cada um deve fazer a sua parte e é preciso termos a consciência de que preservar é cuidar da vida”, conclui o secretário de Meio Ambiente.