https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/9444/deus-do-vinho-parreirais-e-bastante-msica-e-dana-no-desfile-da-festa-di-bacco
27/01/2015
Deus do vinho, parreirais e bastante música e dança no desfile da Festa di Bacco
Carros alegóricos e alas que representavam a cultura italiana e etnias da região desceram avenida
Carros alegóricos e alas que representavam a cultura italiana e etnias da região desceram avenida
O desfile da 14ª Festa di Bacco teve desde parreirais na avenida Maurício Cardoso, até a figura do Deus Bacco, o Deus do vinho, em carro alegórico. A apresentação, que durou cerca de uma hora, começou às 20h30, na noite deste domingo (28), com o desfile de mais de 30 alas, que retrataram os imigrantes vindos da Europa para cultivar a uva e desenvolver Erechim e região.
A apresentação na avenida contou a história da colonização, lembrando os demarcadores e os semeadores das terras, a construção da estação ferroviária, a imigração da Europa para o Brasil, a religião, a música, a culinária e os veículos e ferramentas de trabalho. A etnia principal era a italiana, entretanto também houve espaço para alemães, poloneses, espanhóis, ucranianos, russos, afro-brasileiros e israelitas.
Além de assistir à apresentação artística, o público também pode degustar pães, uvas e produtos coloniais italianos, como queijo e salame, que foram distribuídos pelos integrantes do desfile. A Festa di Bacco vai seguir com atividades até o final de fevereiro. Nas quartas-feiras e nos domingos segue a comercialização no Seminário Nossa Senhora de Fátima.
No próximo domingo (1º) está marcada a tradicional Festa de São Brás, na comunidade Linha São Brás. Os passeios turísticos, que contam com roteiros no Vale dos Parreirais e no Vale do Dourado, passando por propriedades familiares, acontecem nas quintas-feiras, com saídas previstas para os dias 29 de janeiro e 5, 12 e 19 de fevereiro. Para se inscrever, basta entrar em contato pelo telefone (54) 3522-3822.
A Festa di Bacco 2015 é organizada pela prefeitura de Erechim, através das secretarias municipais de Agricultura e de Cultura, Esporte e Turismo, pelo Sindicato dos Trabalhadores na Agricultura Familiar do Alto Uruguai (Sutraf-AU), pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Rio Grande do Sul (Emater/RS), pelos grupos italianos Avanti, Gillé e Stella Alpina, e pela Comissão da Uva de Erechim.