Prefeitura Municipal de Erechim - Polis recebe confirmação da Corsan para retomada das obras do Rio Cravo

https://pmerechim.rs.gov.br//noticia/9459/polis-recebe-confirmao-da-corsan-para-retomada-das-obras-do-rio-cravo

30/01/2015

Polis recebe confirmação da Corsan para retomada das obras do Rio Cravo

Liberação com a imissão de posse dos terrenos garante o reinício dos trabalhos. Documento foi assinado pelo superintendente de Gerenciamento da Expansão da Corsan

Polis recebe confirmação da Corsan para retomada das obras do Rio Cravo

Liberação com a imissão de posse dos terrenos garante o reinício dos trabalhos. Documento foi assinado pelo superintendente de Gerenciamento da Expansão da Corsan

Na quinta-feira (29) o prefeito de Erechim Paulo Polis cumpriu agenda em Porto Alegre onde esteve reunido com o superintendente de Gerenciamento da Expansão da Companhia Riograndense da Saneamento (Corsan), José Homero Finamor Pinto. Entre as pautas do encontro a retomada das obras do Rio Cravo.
A obra esperada há mais de três décadas irá suprir a demanda de racionamento em Erechim. “A obra da transposição, que encerra a possibilidade de racionamento, não é uma obra qualquer, é a obra. Com ela, Erechim não sofrerá mais com o racionamento de água nas próximas décadas”, pontua o prefeito. “Com a transposição, trazendo água do Rio Cravo para abastecer a barragem da Corsan, o município não só poderá crescer ainda mais, sem temer o risco da falta de água, como a qualidade de vida das pessoas também irá melhorar”, ressalta Polis.

Ordem de serviço garante reinício das obras
Durante a reunião, foi assinado memorando pelo superintendente de Gerenciamento da Expansão da Companhia Riograndense da Saneamento (Corsan), José Homero Finamor Pinto. O documento pede emissão imediata da ordem de serviço para retomada das obras, tendo em vista a recente liberação com a imissão de posse dos terrenos onde serão construídas as obras da barragem de elevação de nível do Rio Cravo e da Estação Elevatória de Água Bruta, de acordo com o Contrato Nº 172/12 – CORSAN.
Ainda, foi definido o adiantamento do prazo contratual até dezembro de 2015, bem como a execução em paralelo da conclusão do assentamento da adutora de água bruta na chegada do Arroio Ligeirinho e na saída do Rio Cravo com dispositivos de proteção aos transientes hidráulicos. Além disso, revisão do sistema atual de recalque emergencial a partir do Rio Cravo, para uma eventualidade de estiagem em 2015, permanecendo pronto para ativação durante todo o ano, até a entrada em operação em dedinitiva do recalque do Rio Cravo.
O prefeito Polis, explica que o município já havia notificado a Corsan e que a obra é fiscalizada pela Agência Reguladora dos Serviços Públicos de Erechim (AGER). “A obra não está pronta, pois ainda faltam alguns metros de canalização, mas em caso de falta de chuvas, há 100% de operacionalidade. No momento, a água do Rio Cravo é levada até o Arroio Ligeirinho, que chega à barragem da Corsan. Quando as adutoras forem concluídas, a água do Rio Cravo irá direto para a barragem”, destaca Polis.