https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/9462/parqumetros-so-aprovados-em-teste-em-erechim
04/02/2015
Parquímetros são aprovados em teste em Erechim
Empresa garante operacionalidade do estacionamento rotativo para junho de 2015. Assinatura do contrato deve ser realizada nos próximos dias
Empresa garante operacionalidade do estacionamento rotativo para junho de 2015. Assinatura do contrato deve ser realizada nos próximos dias
Na manhã de terça-feira (3) a Prefeitura de Erechim, através das secretarias de Segurança Pública e de Administração, promoveram – juntamente com a empresa Expark Xavante – demonstração presencial do processo de operação e funcionamento do Sistema de Estacionamento Rotativo Controlado.
Essa etapa atende ao Edital de Licitação – Concorrência 011/2014, para concessão de serviço de implantação, operacionalização e fiscalização das áreas de estacionamento em vias e logradouros públicos do município de Erechim, para controle da rotatividade dos veículos, com o uso de parquímetros eletrônicos multivagas, mediante o uso remunerado do espaço público, sendo a demonstração da funcionalidade dos equipamentos de obrigatoriedade da empresa vencedora da licitação.
A demonstração, realizada nas dependências da Secretaria Municipal de Educação, contou com a presença do prefeito de Erechim, Paulo Polis; da vice-prefeita, Ana Oliveira; do secretário de Segurança, Rafael Testa; de Administração, Renato Toso; do proprietário da empresa Expark Xavante, Jaime Ferreira de Oliveira Neto; demais secretários de Governo; vereadores, servidores da Prefeitura, imprensa, técnicos da empresa e a Comissão Especial designada para análise da documentação solicitada, bem como para o processo de operação, conforme Portaria número 1619/2014.
Parquímetros e câmeras de videomonitoramento
Durante o teste foi demonstrado o funcionamento de um conjunto da solução para o Sistema de Estacionamento Rotativo, contendo o parquímetro eletrônico multivagas, o equipamento móvel para operação do sistema, o equipamento para emissão de Auto de Infração e o sistema Website que serão utilizados para análise, avaliação e homologação ou não do sistema proposto.
Além de demonstrar a operacionalidade do sistema, com uso de parquímetros para estacionamento rotativo destaque para sistema de videomonitoramento, sendo para cada parquímetro 30 vagas, a cada 100 vagas uma câmera de monitoramento, a cada 50 vagas um monitor e cada 200 vagas um agente fiscalizador.
A proposta é ampliar gradativamente o número de vagas. Primeiramente as vagas anteriormente operadas para estacionamento de 2.047 automóveis - com início em até 150 dias após assinatura do contrato. O funcionamento do sistema via parquímetro eletrônico, abre diversas possibilidades, garantindo um novo modelo mais justo, moderno e eficiente.
A empresa terá um prazo para instalação de 150 dias conforme o edital após assinatura do contrato e emissão da ordem de serviços. Vale ressaltar que a Prefeitura realizou estudos técnicos quanto área de abrangência do estacionamento pago, quantificação de vagas e etapas de implantação, prazo de concessão e direitos de outorga, horário de funcionamento e período de rotatividade, valor da tarifa e meios de pagamento – com pelo menos três opções – sinalização vertical e horizontal, determinação do número de parquímetros, operadores, agentes fiscalizadores e câmeras de monitoramento, além de estudos de viabilidade econômica e financeira.
O valor da hora será de R$ 1,25. Motos estarão isentas da cobrança quando estacionadas em locais designados. A fiscalização do contrato ficará aos cuidados da Agência Reguladora dos Serviços Públicos de Erechim (AGER).
Etapas para operacionalização do sistema
A partir de agora – após a aprovação da operacionalidade do sistema pela Comissão Especial – acontece a publicação em imprensa oficial da vencedora da licitação, seguida de assinatura de contrato. De acordo com a empresa, na semana seguinte ao Carnaval haverá a instalação da Expark Xavante no município de Erechim, onde será dado início ao procedimento de implantação dos parquímetros com pré-demarcação das vagas e montagem das estruturas para o trabalho. A operacionalidade do sistema, de acordo com a empresa, deverá estar em funcionamento para a comunidade em junho de 2015. Vale destacar que serão gerados, em média, cerca de 100 empregos diretos.