Prefeitura Municipal de Erechim - Polis acompanha, em Brasília, processo de implantação da medicina

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/9479/polis-acompanha-em-braslia-processo-de-implantao-da-medicina

10/02/2015

Polis acompanha, em Brasília, processo de implantação da medicina

“A ansiedade é grande. Nossa cidade viverá uma nova realidade a partir da vinda do curso”'

Polis acompanha, em Brasília, processo de implantação da medicina
Polis acompanha, em Brasília, processo de implantação da medicina


“A ansiedade é grande. Nossa cidade viverá uma nova realidade a partir da vinda do curso”'

O prefeito Paulo Polis acompanhado do assessor parlamentar do Deputado Federal Marco Maia, Aramis Teixeira, cumpriu agenda na tarde desta terça-feira (10) em Brasília, quando se reuniu com a Diretora da Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior do Ministério da Educação, Maria Rosa Loula. Na reunião, Polis pode verificar o expressivo número de instituições de ensino que se cadastraram para ofertar cursos de medicina no país, inclusive no município.

A próxima etapa, de acordo com o MEC, é a classificação das propostas no dia 08 de abril. No dia 25 de maio será divulgado o resultado preliminar. A partir de então, haverá um prazo, até 05 de junho, para possíveis recursos das instituições participantes do processo. O resultado final será conhecido no dia 24 de junho, data em que Erechim deverá conhecer a instituição que irá ofertar o curso.

“Estamos acompanhando par e passo todo esse processo. Queremos que a universidade que for credenciada tenha a melhor qualificação possível. Erechim merece. A ansiedade é grande. Nossa cidade viverá uma nova realidade a partir da vinda do curso”, declarou o prefeito.

Medicina em Erechim

- 05 de Setembro de 2014, o prefeito Paulo Polis recebeu, em Brasília, a confirmação que Erechim seria sede de um curso de medicina.
- Dentre os critérios de avaliação para receber o curso, Erechim teria que contar com pelo menos cinco leitos no Sistema Único de Saúde (SUS) disponíveis por estudante e também uma unidade hospitalar com potencial para ser hospital de ensino. Por isso, a cidade fez parcerias com Getúlio Vargas e Nonoai, para o oferecimento dos leitos SUS, agregando estes aos da Fundação Hospitalar Santa Terezinha.
- Erechim foi uma das 39 cidades do país selecionadas pelo governo federal para sediar um curso de medicina. Serão 55 vagas.
- No início de dezembro de 2014 o MEC abre consulta pública para que edital seja avaliado por instituições interessadas
- No dia 23 de dezembro de 2014, o MEC publicou no Diário Oficial da União, o edital para as mantenedoras de instituições de educação superior apresentarem suas propostas para assumir o curso de medicina em Erechim.
- 23 de janeiro de 2015 terminou o prazo para as instituições de ensino se inscreverem para ofertar o curso.
- 08 de abril as propostas classificadas devem ser publicadas pelo MEC.