Prefeitura Municipal de Erechim - Ruas começarão a ser definidas para melhorar passeios

https://pmerechim.rs.gov.br//noticia/9512/ruas-comearo-a-ser-definidas-para-melhorar-passeios

24/02/2015

Ruas começarão a ser definidas para melhorar passeios

  Conselho de Acessibilidade toma posse nesta quarta-feira e diz por onde programa deve começar      

Ruas começarão a ser definidas para melhorar passeios

 

As primeiras ruas que terão suas calçadas melhoradas, através do Programa Passeio para Pessoas, vão ser definidas a partir desta quarta-feira (25). Neste dia, às 19h30, na Câmara de Vereadores, vai ser dado posse ao Conselho Municipal de Acessibilidade, que vai determinar por quais passeios públicos o programa deverá começar a ser executado.

 

 

 

O conselho contará com mais de 100 membros, entre representantes de escolas, empresas, comércio, sindicatos, conselhos de arquitetos, de engenheiros, associações de moradores, associações de deficientes, de idosos, órgãos do Poder Público, entre outros. O secretário municipal de Obras, Jorge Psidonik, que idealizou a proposta, explica que a composição do conselho vai dar autonomia para a população direcionar o programa.

 

 

 

“Buscamos dar o máximo de representatividade a todos os eixos da sociedade neste conselho. O que queremos é que as pessoas sejam participativas e digam quais ruas, avenidas, quadras os passeios devem ser otimizados. Até agora aprovamos as leis necessárias e estudamos a melhor forma de divulgar e implantar o programa. A partir de agora, ele vai começar de fato nas ruas de Erechim, a cidade vai mudar para melhor”, garantiu.

 

 

 

Após serem definidas as ruas, técnicos da prefeitura irão até os locais para fazer o levantamento do que precisa ser feito em cada propriedade. Nos locais em que for preciso fazer intervenção, os moradores serão notificados e receberão prazo de 60 dias para executar as obras. Os novos passeios terão como principal função garantir acessibilidade. Se no trecho escolhido pelo conselho houver propriedade pública, ela será a primeira a ter seu passeio otimizado.

 

 

 

“Hoje se formos andar pela cidade, encontramos degraus, árvores, rampas íngremes e muitos locais em que os passeios sequer existem. Para quem é cego, é cadeirante, ou simplesmente para idosos, mães que empurram carrinhos, ou qualquer pessoa com certa dificuldade para se locomover, os passeios são obstáculos que impedem de ir e vir. É claro que há lugares que a topografia não permitirá acessibilidade plena, mas na maior parte da cidade será possível”, disse Jorge.

 

 

 

Em locais aonde for exigido o piso tátil, para orientação de deficientes visuais, a prefeitura irá doar o material. A regra também vale para espaços aonde for obrigatório plantar árvores, a Secretaria de Meio Ambiente fará de graça o plantio. Além disso, para famílias de baixa renda, haverá a possibilidade de financiar a obra na prefeitura.

 

 

 

Proprietários que quiserem melhorar seus passeios, ou desejarem já construir nas normas, antes de qualquer notificação, podem procurar ajuda técnica da Secretaria Municipal de Obras, na Praça da Bandeira, 254. Também é possível fazer contato através do telefone 3520 7000. Além disso, as pessoas podem vir à prefeitura e solicitar que sua rua seja toda melhorada.

 

 

 

“Muitos podem pensar: 'por que vou gastar fazendo passeio? Eu não preciso disso'. Mas para quem precisa, é a diferença entre ter a independência de andar pela cidade, ou depender da ajuda de outras pessoas para não ficar recluso em casa. E não é apenas na acessibilidade que Erechim vai ganhar. A cidade ficará mais bonita e mais valorizadas, daremos exemplo com uma cidade mais humanizada”, argumentou Jorge.

 

 

 

O Programa Passeios para as Pessoas é realizado em conjunto entre as secretarias de Coordenação e Planejamento, de Obras e de Meio Ambiente. O texto completo do decreto com as regras dos passeios pode ser visto na página da prefeitura, em www.pmerechim.rs.gov.br. Ele está na aba Governo, na opção Legislação. No campo de busca é preciso colocar o número 4.043 (com o ponto) e o ano de 2014.