Prefeitura Municipal de Erechim - Secretaria de Meio Ambiente entrega EPIs para associações de recicladores
Conteúdo

https://pmerechim.rs.gov.br//noticia/9584/secretaria-de-meio-ambiente-entrega-epis-para-associaes-de-recicladores

20/03/2015

Secretaria de Meio Ambiente entrega EPIs para associações de recicladores

Medida, amparada pela Lei 5.724/2014, visa proporcionar mais segurança e qualidade de vida aos associados

Medida, amparada pela Lei 5.724/2014, visa proporcionar mais segurança e qualidade de vida aos associados

Na manhã de sexta-feira (20) a Prefeitura de Erechim, através da Secretaria de Meio Ambiente, realizou a entrega de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) para as associações de recicladores do município Recicla pela Vida, Arcan, Cidade Limpa, Filhos da Natureza e Aeroporto. Integra o kit distribuído pela Secretaria, botinas, luvas, aventais e máscaras.
Conforme explica o secretário de Meio Ambiente, Mario Rossi – que realizou a entrega juntamente com a diretora de Educação Ambiental, Ariane Pasuch – esses EPIs são fundamentais para garantir segurança aos associados na realização do seu trabalho, bem como proporcionar melhoria da qualidade de vida das pessoas das associações.
“Essa medida é amparada pela Lei 5.724/2014 que nos permite adquirir esses equipamentos e doar para as associações. A Prefeitura já comprou os EPIs e, conforme os mesmos vão sendo entregues para a Secretaria de Meio Ambiente, já estamos repassando para os recicladores. Nesta manhã todos os associados receberam as luvas e botinas, que são os equipamentos de maior necessidade no desenvolvimento do trabalho. Nos próximos dias serão entregues as máscaras e os aventais”, pontua Mario.

Associações de recicladores são imprescindíveis para a sustentabilidade ambiental
De acordo com o secretário de Meio Ambiente, com uma média de 100 famílias associadas, as entidades recicladoras são extremamente importantes para o município de Erechim. “É fundamental que a população seja parceira das entidades. O trabalho realizado pelas associações de recicladores é imprescindível para a sustentabilidade do planeta”, frisa.
Para a presidente da associação Cidade Limpa, Lídia do Rosário, as ações realizadas atualmente só foram possíveis através da parceria com a Prefeitura. “Sabemos do nosso papel na sociedade e da nossa importância para Erechim, porém é fundamental destacar que só estamos avançando porque temos essa parceria com a Secretaria de Meio Ambiente. Para nós, além de garantirmos emprego e renda para as nossas famílias, temos a consciência de que estamos fazendo a nossa parte para o bem do planeta e não podemos deixar de agradecer, mais uma vez, pela atenção que nos foi dada”, relata Lídia.
O secretário de Meio Ambiente disse que a cidade avançou de forma significativa no que se refere a reciclagem de material. “A realidade de hoje é muito diferente do que vivenciamos há alguns anos. Não temos mais os carrinhos de catadores que enfrentavam um árduo trabalho diário para conseguir coletar o material para encaminhar à reciclagem. Hoje o material reciclável é distribuído entre as associações do município, que recebem em seus pavilhões, através dessa parceria com a Prefeitura”, destaca Mario.

Ação em parceria gera resultados positivos
Vale ressaltar, segundo o secretário, que o envolvimento de todos é fundamental e vem ao encontro da necessidade de sensibilizar e conscientizar à comunidade sobre a importância da correta separação do lixo e do trabalho essencial realizado pelas entidades. “Como gestores públicos é nosso dever encontrar soluções para a sustentabilidade ambiental das cidades, bem como garantir dignidade às pessoas que transformam o lixo em renda. Por isso, mais uma vez, deixamos o nosso pedido para que a comunidade de Erechim tenha consciência na hora de descartar o lixo e o faça da maneira correta, separando entre seco e orgânico”, reforça.
“Já avançamos muito em relação às questões relacionadas a separação de lixo, meio ambiente e benefícios que o material reciclável traz, tanto em retorno para a sociedade como em geração de renda para as associações. Em média são 8 toneladas de lixo reciclável por dia recolhido na cidade de Erechim e uma renda em torno de R$ 1 mil por pessoa”, declara o secretário de Meio de Ambiente.
“Erechim faz parte do percentual de 15% dos municípios da União que faz coleta seletiva em parceria com associações e isso nos deixa muito felizes por fazermos parte dessa construção coletiva”. Com essa afirmação, o secretário de Meio Ambiente conclui, relatando que o trabalho desenvolvido pelas associações coloca hoje o município de Erechim como referência nas questões relacionadas a reciclagem e sustentabilidade ambiental. “Para nós é uma honra integrarmos esse capítulo importantíssimo na história da reciclagem no município, bem como na história da comunidade – que contribui fazendo a sua parte -  e de todas as pessoas que fazem a diferença ao dedicarem os seus dias trabalhando nas associações de recicladores de Erechim”.