Prefeitura Municipal de Erechim - Secretaria de Educação e Ministério Público criam termo de cooperação
Conteúdo

https://pmerechim.rs.gov.br//noticia/9626/secretaria-de-educao-e-ministrio-pblico-criam-termo-de-cooperao

02/04/2015

Secretaria de Educação e Ministério Público criam termo de cooperação

Demanda de vagas na Educação Infantil foi tema de debate

Secretaria de Educação e Ministério Público criam termo de cooperação
Secretaria de Educação e Ministério Público criam termo de cooperação

Demanda de vagas na Educação Infantil foi tema de debate

A Secretaria de Educação e o Ministério Público de Erechim vão elaborar um Termo de Cooperação referente a demanda de vagas na Educação Infantil no sistema municipal de ensino. O documento propõe uma parceria na execução do cronograma de atividades que serão desenvolvidas a curto, médio e longo prazo para solucionar a falta de vagas para crianças em idade de creche (0 a 3 anos).

A proposição foi definida num encontro realizado na secretaria na última semana. Estiveram reunidos para debater o assunto a vice-prefeita, Ana Oliveira, a juíza da Infância e Juventude de Erechim, Ádria Atz, o Promotor de Justiça Especializada, João Fábio Munhoz Manzano, os conselheiros tutelares, Delmiro Trentin, Alzira Torres Garcez e Marlene Goghetto, a procuradora jurídica do município, Aline Casagrande, Presidente do Conselho Municipal de Educação, Maria Salete de Moura Torres e o  Secretário de Coordenação e Planejamento, Anacleto Zanella.

Na reunião o secretário, Alderi Oldra apresentou os dados gerais da Educação Infantil e elencou as ações pedagógicas prioritárias da secretaria relacionadas à Educação Infantil. “Erechim já atende a 51,30% das crianças de creche, 97,4% de Pré-escolares, já tendo atingido, no geral a 67,56% da demanda da Educação Infantil. Houve um aumento no atendimento de 1.800 crianças na Educação Infantil nos últimos 6 anos, mais 1.385 alunos na Educação em Tempo Integral”, declara Oldra.

Hoje faltam vagas em Erechim apenas para crianças de 0 a 3 anos e 11 meses, pois no que tange à obrigatoriedade, que é o atendimento de Pré-Escola (4 a 5 anos), existem vagas suficientes. “O estabelecimento de parcerias e o trabalho em rede, é a melhor maneira de garantir à criança um direito individual constitucionalmente reconhecido, mas que precisa ser socialmente garantido”, sintetiza o secretário.

Alderi Oldra também destaca que há um esforço incondicional do Governo Municipal, através da Secretaria de Educação, no atendimento à Educação Infantil, através de Convênios com as Instituições filantrópicas  Obra Santa Marta, Madre Alix, Secris e ASSAMI atendendo 345 crianças. "Também realizamos a compra de vagas em escolas particulares Toquinho de Gente, Sossego da Mamãe, Maria Fumaça, Pingo de Gente e Favo de Mel com 331  crianças e, principalmente, através do atendimento nas escolas municipais, totalizando 2.884 estudantes. Hoje, Erechim atende 3.560 crianças de Educação Infantil e, destas, 1.415 em Tempo Integral.  E, agora, precisamos da compreensão dos pais, pois neste momento, esgotamos todas as possibilidades de atendimento", avalia.

Também estiveram presentes no encontro a secretária adjunta de Educação, Juliane Bonez, a diretora pedagógica, Anelise Bianchi, a coordenadora da Educação Infantil, Daniele Klosinski e a assessora técnica, Flávia Dalla Costa.