Prefeitura Municipal de Erechim - Autoridades nacionais e internacionais debatem boas práticas de cidades
Conteúdo

https://pmerechim.rs.gov.br//noticia/9634/autoridades-nacionais-e-internacionais-debatem-boas-prticas-de-cidades

06/04/2015

Autoridades nacionais e internacionais debatem boas práticas de cidades

Secretário de Desenvolvimento Econômico, Edgar Marmentini, participa do 3º Encontro dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável através da indicação regional do SEBRAE

Autoridades nacionais e internacionais debatem boas práticas de cidades

Secretário de Desenvolvimento Econômico, Edgar Marmentini, participa do 3º Encontro dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável através da indicação regional do SEBRAE

Experiências bem sucedidas na área de transporte público, manejo de resíduos sólidos, gestão e informação ambiental, empreendedorismo e desenvolvimento sustentável, mobilidade urbana, governança e política públicas, entre outras, terão destaque durante o 3º Encontro dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável (EMDS), que será realizado em Brasília, de 7 a 9 de abril.
De acordo com o secretário de Turismo do Governo do Distrito Federal (GDF), Jaime Recena, Brasília está preparada para receber os participantes para o maior evento que o Centro de Convenções Ulysses Guimarães receberá em 2015, o 3º EMDS. O III EMDS já recebeu mais de 5,7 mil inscrições, entre elas, mais de 400 prefeitos, 700 secretários estaduais e municipais, 700 palestrantes convidados e mais de 100 jornalistas credenciados.
A organização do 3º Encontro dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável cuida dos últimos detalhes, nesta segunda-feira (6), para o evento, que tem início amanhã (7). A montagem dos estandes da Expo Cidades, Caminho das Cidades e o ponto de atendimento do Governo Federal já estão nos últimos preparativos para receber a visita dos inscritos para o evento.
Com o objetivo de prestar um atendimento personalizado, o Governo Federal terá um espaço reservado no III EMDS. Representantes de 17 ministérios estarão à disposição dos participantes para orientá-los com informações específicas às suas demandas. Esse ponto estará localizado na entrada do evento, junto à Expo Cidades, local dedicado às empresas prestadoras de serviços voltados à Administração Pública.

Secretário de Erechim é indicado pelo SEBRAE
Por intermédio de indicação regional do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), o secretário de Desenvolvimento Econômico de Erechim, Edgar Marmentini, participará das atividades em Brasília. “Para nós, enquanto gestores públicos, é primordial a participação em eventos desse porte, que possam vir a contribuir de forma significativa, através do diálogo, troca de experiências e boas práticas, para o desenvolvimento das cidades”, ressalta Marmentini, agradecendo a indicação regional do SEBRAE.
“Vale ressaltar que, além de nos sentirmos honrados em recebermos essa indicação regional para o evento, a participação não irá gerar nenhum custo ao erário público, sendo custeada pelo SEBRAE. Além disso a expectativa é que as experiências públicas sejam compartilhadas de forma a trazer benefícios à sociedade, já que é nas cidades que a comunidade tem suas demandas atendidas pelas políticas públicas, sendo cada vez mais necessário reforçar o olhar sustentável sobre o desenvolvimento”, pontua o secretário.

EMDS
Realizado pela Frente Nacional de Prefeitos (FNP), em parceria com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), o EMDS já está consolidado como o maior evento de sustentabilidade urbana do país. O Encontro, que aborda assuntos de interesse comum entre os municípios brasileiros, nesta edição terá como eixo central o tema “Nova governança federativa e o papel das cidades no Brasil e no mundo”. Crise Hídrica, Mobilidade Urbana, Saúde Pública, Educação e Desenvolvimento Econômico são outros tópicos a serem debatidos durante o 3º EMDS.
Sete eixos temáticos irão nortear a programação do 3º EMDS, composta por Salas Temáticas, Arenas de Diálogo e Fóruns Ted-alike.
• Empreendedorismo e desenvolvimento local sustentável: políticas públicas de incentivo e de financiamento
• A crise hídrica urbana: causas, situação atual e cenários futuros
• Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ONU) e o Habitat III: a nova agenda urbana e o protagonismo dos governos locais
• Mobilidade urbana: o esgotamento do atual modelo e a urgência de uma pactuação federativa
• Governança e gestão das políticas públicas metropolitanas
• Desafios da Saúde Pública: financiamento, qualidade e gestão
• Cidades e democracia: reforma política, reforma federativa e participação social

Experiências exitosas municipais também serão divulgadas durante o evento, por meio do Caminho das Cidades e da Praça de Boas Práticas. O networking e a interação entre os participantes acontecem no espaço chamado Ponto de Encontro.