https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/9653/diversas-atividades-encerram-a-14-semana-de-preveno-e-combate-ao-cncer
13/04/2015
Diversas atividades encerram a 14ª Semana de Prevenção e Combate ao Câncer
Na quinta-feira (9) a Fundação Hospitalar Santa Terezinha de Erechim (FHSTE), através da Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (UNACON), realizou o Dia D na Luta Contra o Câncer de Pulmão. A programação fez parte da 14ª Semana de Prevenção e Combate ao Câncer.
Durante a manhã enfermeiros e estudantes da região participaram de minicursos com treinamento teórico e prático sobre Biossegurança com medicamentos quimioterápicos com a farmacêutica Carla Regina Zanella e Cuidados e manejo com Catéter Central de Inserção Periféricas (PICC) em pacientes oncológicos com as enfermeiras Neiva Fátima da Silva e Giana Dornelles Biollo.
Na parte da tarde houve uma mesa redonda para toda a comunidade no Auditório do Prédio 8 da URI Campus de Erechim onde os médicos Adriana Wilk, Cesar Arnt, Leandro Gritti, Gilberto Federle e o enfermeiro Rene Pedroso, discutiram sobre a prevenção, tratamento e números do câncer de pulmão.
Na ocasião o diretor executivo da FHSTE, Rafael Ayub parabenizou a equipe da UNACON pela realização do evento. “Este evento mostra a dedicação dos colaboradores que organizaram esta mesa redonda, para discutir formas de prevenção e tratamento desta doença que vem crescendo a cada dia, mostrando assim a preocupação que o Hospital tem com seus pacientes e com a comunidade” destaca Rafael.
O secretário de Saúde de Erechim, Plínio Costa Jr. também destacou a importância da programação. “O Hospital está realizando a 14ª Semana de Prevenção e Combate ao Câncer isso mostra a importância que damos a este assunto nos últimos 14 anos. E o tema escolhido esse ano é muito pertinente, pois o câncer de pulmão é um dos cânceres que pode ser evitado, pois 90% dos casos estão relacionados ao uso do tabaco” relatou Plínio
Na sexta-feira (10), os funcionários da FHSTE participaram de uma palestra com as psicólogas Giovana Schallenberger e Luana Gasparetto Fontanella no Centro de Treinamentos da Instituição.
Índice de satisfação de 96%
A Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (UNACON), realiza em média 3 mil atendimentos por mês dos 81 municípios da 11ª, 15ª e 19ª Coordenadorias Regionais de Saúde.
Em pesquisa realizada pela Ouvidoria do Município para pacientes atendidos em fevereiro e março, das 120 ligações, 116 responderam estar satisfeitas pelo atendimento da UNACON resultando um índice de satisfação de 96%.