https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/9689/sade-da-fhste-em-pauta-com-o-governo-do-estado
23/04/2015
Saúde da FHSTE em pauta com o Governo do Estado
Prefeitos, secretários de Governo e lideranças da Região da AMAU estiveram reunidos com o Secretário Estadual da Saúde do RS
Prefeitos, secretários de Governo e lideranças da Região da AMAU estiveram reunidos com o Secretário Estadual da Saúde do RS
Na manhã de quarta-feira (22) o prefeito de Erechim, Paulo Polis; o presidente da Associação de Municípios do Alto Uruguai (AMAU) e prefeito de Campinas do Sul, Milton Cantele; o secretário de Desenvolvimento Econômico de Erechim, Edgar Marmentini; o de Meio Ambiente, Mario Rossi; o diretor executivo da Fundação Hospitalar Santa Terezinha (FHSTE), Rafael Ayub; o vice-prefeito de Viadutos, José Peracchi; o prefeito de Barão de Cotegipe, Fernando Balbinot; o vice-prefeito de Três Arroios, Luiz Valdecir Pertuzzatti; juntamente com o deputado estadual, Gilberto Capoani, estiveram reunidos com o secretário Estadual da Saúde, João Gabbardo dos Reis; com o diretor parlamentar, Rogério Nardeli Kohlrausch e com o diretor do Departamento de Assistência Hospitalar e Ambulatorial (DAHA), Alexandre Britto, em Porto Alegre.
Estado pede 15 dias para avaliação pontual da FHSTE
Em pauta a saúde da Fundação Hospitalar Santa Terezinha e da Região Norte do Rio Grande do Sul. De acordo com o prefeito Paulo Polis, o secretário Estadual de Saúde, João Gabbardo teve o entendimento sobre a importância do Hospital tanto em produtividade, como em resolutividade e, principalmente em relação ao número de pessoas que precisam e dependem da Fundação.
“A Fundação Hospitalar Santa Terezinha é hoje o maior plano de saúde para a população que mais precisa tanto de Erechim, como dos 79 municípios pertencentes a 11ª, 15ª e 19ª Coordenadorias Regionais de Saúde da Região Norte do RS. Essa comitiva que veio à Porto Alegre traz consigo a necessidade de milhares de pessoas e, é por isso que buscamos demonstrar para o Estado que o Santa Terezinha é o grande guarda-chuva protetor da saúde da nossa Região”, frisa o prefeito.
Segundo o prefeito de Erechim todas as lideranças estão mobilizadas. “O Estado pediu 15 dias para uma avaliação mais pontual sobre a FHSTE, bem como sobre o novo contrato. Repassamos ao secretário da Saúde os números do Santa Terezinha que demonstram e reforçam todo o nosso empenho. São mais de 16 mil internações por ano, 10 mil cirurgias, 60 mil atendimentos de urgência e emergência, mais de 130 mil atendimentos na área de traumato ortopedia, entre outros dados”, pontua Polis. “Para a comunidade posso afirmar que estamos fazendo tudo o que pudermos em relação ao Santa Terezinha, pois a Fundação Hospitalar é a nossa casa da saúde do Norte Gaúcho”, conclui o prefeito de Erechim.
Números da Fundação Hospitalar Santa Terezinha (dados de 2014)
Internações = 16.356
Exames Laboratoriais = 356.778
Exames Radiológicos = 65.395
Exames Imagem = 90.181
Cirurgias = 10.045
Atendimentos Urgência/Emergência = 60.831
Atendimentos Traumato Ortopedia = 132.252