https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/9765/op-repassa-cerca-de-r-400-mil-para-comunidades
12/05/2015
OP repassa cerca de R$ 400 mil para comunidades
A prefeitura de Erechim repassa cerca de R$ 400 mil para comunidades, através do Orçamento Participativo (OP). O ato de assinatura de convênios, que beneficiou 12 comunidades, ocorreu na tarde desta segunda-feira (11), no Salão Nobre da Prefeitura.
Foram beneficiados Jaboticabal, Desvio Becker, Maria Clara, Polígono 21 de Abril, Capoerê, São Brás, Centro, São João Cascata, José Bonifácio, São Luiz, Koller e KM 14 Dourado. Durante o ato, a vice-prefeita de Erechim, Ana Oliveira, assegurou que o OP seguirá como uma das ferramentas prioritárias do município.
“Há aqueles que são contra o OP, que defendem cortes para beneficiar outras áreas. Mas é preciso conhecer o funcionamento do OP, saber a mudança positiva que ocorreu em nosso município depois que foi implantado. Temos áreas que estamos buscando recursos de fora para suprir as necessidades. E é assim que vamos agir, buscando a alternativa que for, mas jamais fazendo cortes no direito de as pessoas participarem”, garantiu.
O secretário municipal de Planejamento, Gestão e Orçamento Participativo, Anacleto Zanella, afirmou que o OP garantiu que muitas comunidades não terminassem suas atividades. “As pessoas decidem e juntas ajudam a fazer as obras. O OP é a ferramenta que mais une a população e o Poder Público. Uma vez não havia recursos para as comunidades da forma como ocorre hoje. Muitas fechariam as portas, mas com o OP elas se estruturaram”.
Falando em nome das comunidades beneficiadas, o presidente da comunidade KM 14 Dourado, Clairton Balen, contou o que mudou após o OP ser implantado. “Na minha comunidade a gente tinha vergonha de convidar as pessoas. Tinha um banheiro só, que era para as mulheres. Se 100 fossem, já ficava apertado, se aparecessem 200, a gente não sabia o que fazer. Hoje não, é diferente, convidamos todo mundo, fazemos festas com mais de mil pessoas, temos orgulho da comunidade”.
Além de Ana e Anacleto, participaram do repasse o secretário municipal de Obras, Jorge Psidonik, o presidente da Câmara, Fernando Barp, os vereadores Clarice Moraes, Nadir Barbosa e Valdemar Loch, a coordenadora do OP, Terezinha Magaieski, e a equipe do OP.