Prefeitura Municipal de Erechim - Estudantes criam protótipos de foguetes com garrafas pet

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/9793/estudantes-criam-prottipos-de-foguetes-com-garrafas-pet

19/05/2015

Estudantes criam protótipos de foguetes com garrafas pet

O trabalho faz parte ada Olimpíada Brasileira de Astronáutica e Astronomia

Estudantes criam protótipos de foguetes com garrafas pet
Estudantes criam protótipos de foguetes com garrafas pet

O trabalho faz parte ada Olimpíada Brasileira de Astronáutica e Astronomia

Estudantes de 8º e 9º anos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Othelo Rosa de Erechim construíram em sala de aula protótipos de foguetes com material reciclado. O trabalho faz parte de uma das etapas da Olimpíada Brasileira de Astronáutica e Astronomia.

A atividade faz parte de um projeto interdisciplinar de Geografia, Ciências e Matemática e foi acompanhado pelas professoras Eunice Fatima Foppa Bechi, Larissa Parmegiane Torres e Josiane Franciele Comerlato.

“Sabemos que um dos grandes desafios do ensino consiste em propiciar meios para que os estudantes sejam capazes de transpor o conhecimento teórico para a prática. Desta forma o uso de atividades experimentais, devidamente planejadas e que colocam à prova os conhecimentos prévios dos estudantes apresentam-se como uma ferramenta adequada para propiciar aprendizagem significativa, dando sentido real e concreto às definições aprendidas em sala de aula”, destaca a professora Eunice Foppa.

Antes da construção dos protótipos os alunos fizeram pesquisas em livro, vídeos, internet e artigos. “Na disciplina de física (Ciências) foram abordados conteúdos relativos às leis de Newton, a aerodinâmica e trajetória. Na disciplina de Geografia, conteúdos sobre astronomia, pontos cardeais, lançamentos de foguetes e o uso de satélites. Já a disciplina de Matemática encarregou-se dos cálculos matemáticos”, explica a educadora Larissa Parmegiane.

Os protótipos foram confeccionados utilizando garrafas pet e balões. “Fizemos o lançamento experimental dos foguetes no campo suplementar do Estádio Colosso da Lagoa, com medição da trajetória e distância percorrida. Ainda, no dia do lançamento (13 de maio), foi realizada uma competição, analisando as características do foguete campeão, aliado aos conhecimentos teóricos trabalhados”, destaca a professora Josiane Comerlato.

“Foi constado que esta proposta pedagógica ofereceu oportunidade aos estudantes para trabalharem de forma ativa na construção de seu próprio conhecimento buscando encontrar respostas para as questões que surgiam, à medida que colocavam à prova os conhecimentos prévios. Isso nos leva a afirmar que a inserção de atividades experimentais com materiais de baixo custo nas aulas facilita a aprendizagem dos conteúdos, desde que não sejam atividades somente atrativas, mas cuidadosamente planejadas”, sentencia o secretário de Educação de Erechim, Alderi Oldra.