https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/9803/apoio-para-irrigao-melhora-vida-de-produtor
20/05/2015
Apoio para irrigação melhora vida de produtor
Morador da comunidade de Rio Turvo contou com máquinas da Secretaria de Agricultura para criar pastagem para o gado
Morador da comunidade de Rio Turvo contou com máquinas da Secretaria de Agricultura para criar pastagem para o gado
O agricultor Dileto Rampi, que tem propriedade na comunidade Rio Turvo, contou com a parceria da Secretaria Municipal de Agricultura para aumentar a produção de leite e melhorar as condições de trabalho. Com auxílio das máquinas da secretaria, o produtor conseguiu criar uma área de irrigação para a pastagem. No interior de Erechim, de acordo com a secretaria, há outras cinco parcerias semelhantes para irrigação.
“Eu investi cerca de R$ 18 mil pra montar a área de irrigação, de 1,6 hectares. Seria muito mais, mas a prefeitura abriu e fechou as valas para construir toda a canalização. Tive um apoio significativo”, disse o agricultor. Dileto também explicou as vantagens com a nova pastagem.
“Antes eu não tinha pasto perto de casa. Para deixar as vacas em uma pastagem boa, precisava levar os animais até em cima do morro que tem aqui ao lado. Tinha que subir bastante, era um esforço para mim e também para as vacas, que inclusive diminuíam a produção de leite. Agora eu tenho a pastagem ao lado de casa, o rebanho não tem desgaste para se alimentar. A produção de leite aumentou e para mim também ficou mais fácil”, afirmou.
O técnico agrícola da prefeitura Tobias Biasi explica que toda a irrigação conta com licença ambiental. “É importante lembrar que para obras como essa, que retiram água do rio para irrigar, é preciso ter o licenciamento. Esta cumpre o que exige a legislação. Além disso, a água que sai do rio, imediatamente retorna à natureza”.
A ação faz parte de uma série de atividades que a Secretaria Municipal de Agricultura tem para apoiar os produtores. “Temos muitas obras nas propriedades, com irrigações, com poços, com silagens, com terraplenagens, com infraestrutura para as feiras dos agricultores. Muitos acreditam que o trabalho da Agricultura é focado em conserto de estradas. Pelo contrário, agimos bastante diretamente com os produtores”, destacou o secretário municipal de Agricultura, Luis Parise.