https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/9842/casa-prpria-muda-a-vida-das-pessoas
29/05/2015
Casa própria muda a vida das pessoas
Casar, ter um lar após atravessar o país, ou simplesmente sair do aluguel, conquistar uma casa própria traz muitas mudanças para a vida das pessoas. Nos últimos 15 anos, mais de cinco mil famílias puderam concretizar o sonho de ter a sua casa. A Secretaria de Comunicação da prefeitura de Erechim visitou loteamentos e novos bairros, para conversar com quem já conquistou sua casa própria e também com aqueles que ainda estão construindo.
A dona de casa, Clarice Ferreira, conta que há um ano tem sua casa no Loteamento Rio Tigre. “Fui sorteada pela prefeitura e financiei pelo Minha Casa, Minha Vida. Eu pago parcelas todo o mês, mas pago algo que é meu. Hoje estou feliz, depois de 12 anos vivendo de aluguel, ter uma casa própria fica mais fácil a vida. Muita coisa muda, não tem nem como descrever o quanto ficou melhor”.
Há também famílias que atravessaram o país para ter a casa própria em Erechim. A empregada doméstica Inês Memler, que mora no Loteamento Amanhecer, veio de Rondônia para Erechim. “Conquistei minha casa através de um programa da prefeitura, no ano de 2000. Hoje vivo no que é meu, com meu esposo e também tenho meus netos. É outra coisa”, relata.
Não precisar pagar aluguel, é o principal argumento destacado por quem agora tem sua casa própria. Depois de 10 anos morando em casas alugadas, o assistente de logística, Renato Davi, se mudou há dois meses para sua casa no Loteamento Rio Tigre.
“Tantos anos que paguei aluguel. É um dinheiro que não volta nunca mais. Financiei minha casa pela Caixa Federal, terei muitas prestações ainda para pagar, mas é um investimento e não um dinheiro que não tem retorno. Nesses 10 anos que paguei aluguel, se lá atrás houvesse a possibilidade do financiamento que fiz agora, eu já viveria em uma casa quitada”, afirmou.
Há também casais que sonham em morar juntos. Alguns, como é o caso do motorista Cleiton Carezia e da professora de inglês Chaiane Longo, já vivem há seis meses em sua casa própria, no Loteamento Amanhecer.“Antes a gente morava com os pais, não havia privacidade. É claro que agora temos que cuidar da nossa casa, temos que nos preocupar com o que por na mesa, com as contas, mas, mesmo assim, não há nada melhor do que ter o que é seu”, afirmam.
O advogado Vinícius Brum, conta que deseja casar com sua namorada, Viviane Martini. O casal, que participou de um financiamento feito em parceria entre o Sindicato da Alimentação, a prefeitura de Erechim, a Caixa Econômica Federal e a Carlotto Empreendimentos Imobiliários, estão esperando seu apartamentos ficar pronto no bairro Três Vendas. O imóvel tem custo inferior a R$ 100 mil, com até 30 anos para ser pago. Uma economia de mais de R$ 50 mil.
“Quando apareceu a oportunidade, nós fizemos as contas e vimos que dava pra pagar. Ver agora, quase ficando pronto um imóvel que posso chamar de meu, é uma sensação indescritível. Eu moro com meus pais e minha namorada mora com os pais dela. Agora é só ficar pronto para que a gente possa casar”, disse Vinícius.
O operador de caldeira Ademar de Oliveira e a assistente de serviços gerais Ivanete de Oliveira, também participam do mesmo financiamento que Vinícius e Viviane, e esperam o apartamento ficar pronto para ter seu imóvel próprio, após mais de nove anos de aluguel.
“Sempre tive o sonho de morar no que é meu. Cheguei a me inscrever na prefeitura, mas antes de ser sorteado surgiu a oportunidade destes imóveis em parceria com o Sindicato da Alimentação e agora meu sonho vai se realizar. Eu vim de Campinas pra Erechim e estou quase há uma década pagando aluguel. Agora minha vida vai mudar bastante”, acredita Ademar.