Prefeitura Municipal de Erechim - Estudantes das escolas municipais participam da Integrasul
Conteúdo

https://pmerechim.rs.gov.br//noticia/9881/estudantes-das-escolas-municipais-participam-da-integrasul

09/06/2015

Estudantes das escolas municipais participam da Integrasul

Feira Interestadual de Investigações em Ciências apresenta projetos tecnológicos, ligados a arte e a expressão e ambiental

Feira Interestadual de Investigações em Ciências apresenta projetos tecnológicos, ligados a arte e a expressão e ao meio ambiente 

Estudantes das Escolas Municipais de Ensino Fundamental Luiz Badalotti e Othelo Rosa representam o município na Feira Interestadual de Investigações em Ciências – a Integrasul, promovida nesta terça-feira 99), pela Universidade Federal Fronteira Sul, campus Erechim. Os três melhores grupos, ganharão bolsas de estudos do CNPq durante seis meses.

A Feira Interestadual, conta com a participação de trabalhos selecionados em todo Alto Uruguai e na Campanha do Rio Grande do Sul. A Integrasul faz parte do projeto “Potencializando a Investigação em Ciências Naturais no Espaço-tempo da Escola e da Universidade na Região Sul do Brasil”, em desenvolvimento nas cidades de Erechim e Dom Pedrito, no Rio Grande do Sul, e em Realeza, no Paraná.

Conforme a coordenadora do evento, professora Cherlei Coan o objetivo foi desenvolver um processo de produção de conhecimento científico nas escolas envolvidas.
“As exposições da feira trouxeram trabalhos ligados aos eixos temáticos: ambiente, tecnologia, artes e expressão. As escolhas favorecem a articulação de diferentes áreas curriculares da escola, não ficando somente restritas às tradicionais áreas envolvidas nas feiras de Ciências”, explica Cherlei Coan

A coordenadora de Educação Integral de Erechim, Juliana Wrublewski aposta no evento como uma integração entre universidade e comunidade. “A Feira é a forma encontrada pela universidade de se aproximar das pessoas. E nós, trazendo nossos estudantes ajudamos nesta meta e proporcionamos o aperfeiçoamento dos trabalhos feitos nas escolas”, destaca.

Trabalhos das escolas municipais de Erechim

Três trabalhos desenvolvidos nas escolas municipais de Erechim participaram da Feira. A E.M.E.F. Luiz Badalotti levou a Integrasul o projeto “Revitalização da nascente da Escola Luiz Badalotti” e “Educação ambiental na escola: cuidando do lugar em que vivemos”. A proposta dos alunos, que desenvolveram inclusive uma cisterna com pneus para armazenar água, é construir junto à comunidade escolar um conjunto de valores e sentimentos de preocupação com o ambiente, como também, motivar a participação no melhoramento e no cuidado da escola e da cidade. Participam do projeto os estudantes Milena Vargas, Milena Samoyedem, Amanda de Almeida, Eduardo Barbosa e Bruno Barbosa, acompanhados das professoras Adriane Badalotti e Caroline Capetti.


Os estudantes da E.M.E.F. Othelo Rosa apresentaram dois trabalhos. O projeto Sarau 2014 teve objetivo de dar aos alunos a oportunidade de lerem, produzirem, declamarem e apreciarem danças e as poesias. A temática principal é o tradicionalismo gaúcho. Após o trabalho em sala de aula, os estudantes realizam apresentações aos pais e neste ano, no próximo dia 27 de agosto farão um grande Sarau aberto a toda comunidade. Participam do projeto Andressa Gossenheimer, Eduardo dos Santos, Rafael Berria, Bruno Pires e Ketllyn Ortiz.

A Escola também levou a feira protótipos de foguetes com material reciclado. A ideia foi aliar o conhecimento obtido em sala de aula com trabalhos práticos na confecção de pequenos foguetes. Os protótipos foram confeccionados utilizando garrafas pet e balões. “Essa feira é a oportunidade de mostrarmos o que aprendemos em sala de aula e ainda trocar experiências com estudantes de outras escolas”, declara a aluna Palona Kossmann. Participam do trabalho os estudantes Welington Dominski, Jadrine Cruz, Vera Sutil, Danrlei Lanzarin, Roni Matias e Paloma Kossmann, com a orientação da professora Eunice Foppa.