https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/9931/polis-participa-do-seminrio-nacional-sobre-o-plano-nacional-de-educao
26/06/2015
Polis participa do Seminário Nacional sobre o Plano Nacional de Educação
Evento discute investimentos e as melhorias no custeio do ensino básico e fundamental
Evento discute investimentos e as melhorias no custeio do ensino básico e fundamental
O prefeito Paulo Polis participa nesta quinta-feira (25) do Seminário Nacional “O Plano Nacional de Educação e o Futuro da Educação Brasileira”, promovido pela Comissão de Educação da Câmara dos Deputados, em Brasília. O evento conta com a participação de lideranças de todo Brasil ligadas ao setor e tem como objetivo discutir o futuro da Educação no país com especial atenção aos investimentos e as melhorias no custeio do ensino básico e fundamental.
O seminário também debate temas como a implementação do Plano Nacional de Educação aprovado em 2014. Neste mês todos os municípios brasileiros devem aprovar ou adequar os Planos Municipais. Erechim já aprovou seu PME que foi construído por mais de três mil pessoa e recebeu o aval da Câmara dos Vereadores.
“Neste seminário esteve em pauta temas importantes para uma melhor qualificação da educação brasileira. Foram discutidos os desafios da implantação do Plano Nacional de Educação, formas de financiamento de educação e regime de colaboração, além da qualidade de ensino em uma forma geral”, explica o prefeito Paulo Polis.
Erechim tem seu PME
O PME de Erechim atende ao dispositivo contido no Plano Nacional de Educação e servirá de norte para as ações da educação no município. Entre as metas, a erradicação do analfabetismo, a universalização do atendimento escolar, a superação das desigualdades educacionais, com ênfase na promoção da cidadania e na erradicação de todas as formas de discriminação, melhoria da qualidade de educação, formação para o trabalho e para a cidadania, com ênfase nos valores morais e éticos em que se fundamenta a sociedade.
Também estão elencadas a promoção do princípio da gestão democrática da educação pública, estabelecimento de meta de aplicação de recursos públicos em educação como proporção do Produto Interno Bruto, que assegure atendimento às necessidades de expansão, com padrão de qualidade e equidade, a valorização dos profissionais da educação e a promoção dos princípios do respeito aos direitos humanos, à diversidade e à sustentabilidade socioambiental.
A execução do PME e o cumprimento de suas metas serão objeto de monitoramento contínuo e de avaliações periódicas, realizados pela Secretaria Municipal de Educação, Conselho Municipal de Educação, Comissão de Desenvolvimento Social do Poder Legislativo, Fórum Municipal de Educação e 15 Coordenadoria Regional de Educação
O Plano Municipal foi construído com a participação de mais de três mil pessoas direta e indiretamente. Vale ressaltar que, entre as metas que o Plano Nacional de Educação estabelece, a primeira delas, que é de atender 50% das crianças de zero a três anos, Erechim já cumpre em 2015 – com nove anos de antecedência. Já a meta de atender estudantes com idade acima de 4 anos, o município oferece vagas para todos.