Prefeitura Municipal de Erechim - Em dois meses, UTI Neonatal do Santa Terezinha já atendeu a 36 bebês
Conteúdo

https://pmerechim.rs.gov.br//noticia/9938/em-dois-meses-uti-neonatal-do-santa-terezinha-j-atendeu-a-36-bebs

30/06/2015

Em dois meses, UTI Neonatal do Santa Terezinha já atendeu a 36 bebês

São recém nascidos como Julia que reforçam a importância do investimento realizado pelo hospital

São recém nascidos como Julia que reforçam a importância do investimento realizado pelo hospital

Há cerca de dois meses a Fundação Hospitalar Santa Terezinha de Erechim colocou à disposição da comunidade a UTI Neonatal com uma nova infraestrutura para os atendimentos de recém nascidos de 0 a 28 dias com o objetivo de proporcionar melhor qualidade e agilidade no atendimento. A nova infraestrutura conta com mobiliário e equipamentos específicos para a complexidade atendida.
Neste período a UTI Neonatal já atendeu 36 bebês dos municípios da 11ª Coordenadoria Regional de Saúde e da Central de Leitos do Estado. A UTI Neonatal é um serviço de internação responsável pelo cuidado integral ao recém nascido e prematuro que corre risco de morte e necessita de cuidados 24 horas por dia.
Durante este tempo já podemos ouvir histórias como a da pequena Júlia - filha de Solange Bolzan e Cézar Luis Marchetto, que nasceu no dia 22 de maio deste ano com apenas 31 semanas. Prematura Julia ficou 28 dias na UTI neonatal da FHSTE.
A mãe Solange Bolzan conta que já teve dois abortos e aos 37 anos não esperava ter filhos, mas que Julia veio para mudar isso. “Julia nasceu e logo teve que ir para a UTI, pois seu pulmão não estava maduro. Desde o começo ela sempre foi muito bem acompanhada pelos médicos, psicóloga, assistente social, técnicos e enfermeiros.  Ela teve várias complicações, mas eu senti muita segurança nos procedimentos que salvaram a vida da minha bebê” relata Solange.
Hoje, Julia já saiu da UTI Neonatal e está no berçário com 2.333kg sendo amamentada no peito com previsão de alta para os próximos dias. “No começo eu tirava meu leite que era dado a ela por sonda, agora posso segurar minha bebê nos braços e ela já está mamando no peito, graças à estrutura e condições técnicas adequadas da UTI Neonatal”, conta a mãe – que completa: “Julia teve que lutar pela vida, mas contou com o apoio de todos os profissionais da UTI, e venceu” finaliza Solange.