Serviços de Desenvolvimento Econômico
DIRETORIA DE FOMENTO A MICRO E PEQUENA EMPRESA
1)SETOR: MICRO CRÉDITO
• Finalidade: A Prefeitura de Erechim visando fomentar e alavancar o crescimento dos Micro e Pequenos empresários, firmou um convênio, através de projeto de lei, com o Banco SICREDI e com o Banco SICOOB/TRANSCREDI, onde garante taxas de juros bem abaixo das que circulam no mercado financeiro.
• Limite: Até R$ 15.000,00
• Prazo: Até 48 meses
• Os interessados no financiamento devem: -Possuir alvará de funcionamento
-Possuir alvará da VISA, quando necessário
-Estar quites com a Fazenda Municipal
-No caso de empresa MEI, estar regular com o pagamento da DAS
-No caso de MEI estar regular quanto as declarações de rendimento
-Dirigir-se a SMDE munido de RG, CPF e Titulo Eleitor para fazer o encaminhamento.
2)SETOR: AMBULANTE (FoodTruck e Frutas/Hortaliças)
• Finalidade: O comércio de alimentos, em carater ambulante(FoodTruck) e o comércio ambulante de Frutas e Hortaliças são regulamentados pela Lei nº ….........., onde os pontos foram mapeados para melhorar a organização, distribuição e disciplinar estes serviços. A ocupação acontece através de um Termo de Permissão de uso.
• Os interessados nos pontos vagos devem se dirigir ao setor de protocolo da Prefeitura munidos de CPF, RG, e efetuar a solicitação de uso do pontos. Não á necessário ter o Veiculo(FoodTruck), no momento da solicitação.
• Anualmente, será realizado um sorteio para os pontos vagos e novos, caso venham a vagar ou serem criados novos pontos, conforme previsto em Lei.
3)SETOR: MERCADO POPULAR
• Finalidade: O Mercado Popular de Erechim, foi criado em 2005, cujo objetivo era a retirada dos ambulantes instalados em vias públicas, dando assim mais condições humanas para estes ambulantes. O Mercado Popular está localizado na Rua J. B. Cabral, ao lado da Feira do Produtor. No Mercado popular foram instalados 52 Boxes, sendo 04 destinados a ADAU e 01 destinado a Associação dos Idosos de Erechim. Os demais foram fornecidos permissões através de sorteio. No momento não existem boxes vagos.
• Os interessados devem se dirigir ao setor de protocolo da Prefeitura munidos de CPF, RG, e efetuar a solicitação para uso do box, junto ao Mercado popular. O protocolo garante inclusão no cadastro para participar de futuros sorteios dos boxes que vagarem.
SOLICITAÇÃO DE ALVARÁ DE LOCALIZAÇÃO E FUNCIONAMENTO
PASSO A PASSO
1° PASSO: ZONEAMENTO
Solicitar Certidão de Zoneamento para as atividades pretendidas. É necessário ter o endereço definido e nome do proprietário do imóvel. Este é encaminhado através do site www.pmerechim.rs.gov.br, seguindo os seguintes ícones:
* Serviços Online
* Protocolo
* Abertura de Processos
* Requerimento de Certidão de Zoneamento
A Certidão será emitida em aproximadamente 2 dias e enviada resposta no e-mail cadastrado.
Após resposta, deve-se entrar nos serviços online e imprimir a certidão.
2° PASSO: CONDIÇÕES DO IMÓVEL
Obtendo resposta positiva sobre as atividades pretendidas, na certidão de zoneamento, deve-se verificar se o imóvel encontra-se regularizado junto à prefeitura para o uso ao qual se destina. Verificar informações no cadastro imobiliário municipal, junto a Secretaria da Fazenda.
Ex: Para o comércio varejista de roupas é necessário que o imóvel esteja lotado para o uso comercial; para indústria deve ser industrial.
3° PASSO: FORMALIZAÇÃO E ORGANIZAÇÃO DO DOCUMENTO
Atividade permitida, imóvel regularizado, encaminha-se a locação, se for o caso, e a formalização da empresa. Sendo empresa, deve-se buscar apoio contábil, ou se optar pelo MEI, buscar apoio no Sebrae ou no Balcão do Empreendedor junto à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico.
Pessoa Física, deve dirigir-se à Divisão de Alvarás, munido de documento pessoal, certidão de zoneamento, contrato de locação, alvará do Corpo de Bombeiros e comprovante de residência.
4° PASSO: ABERTURA DE PROTOCOLO
Munido dos documentos indicados no decreto 3.952/13, conforme a atividade, entrar no site da prefeitura, e efetuar a abertura do pedido do alvará.
* Serviços Online
* Solicitação de Alvará
Preencher os dados conforme solicitação e anexar os documentos, que devem estar digitalizados, em formato PDF.
OBS: Digitalizar o documento original.
Após finalizar, será gerado um número de protocolo com senha de acesso para acompanhamento do processo via site.
5° PASSO: ACOMPANHAR O ANDAMENTO DO PROCESSO NO SITE
Após análise, estando a documentação de acordo, a alvará será disponibilizado no site para impressão, aproximadamente 3 dias úteis após a data do protocolo.
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Passos para solicitar Certidão de Zoneamento
Acessar a página inicial do Site da Prefeitura > Serviços Online > Protocolo > Abertura de Processos > Requerimento de Certidão de Zoneamento. Ou clique aqui.
Obs: Preencher o formulário conforme dados solicitados. Após preenchimento, gerar comprovante de solicitação. Quando a certidão estiver disponível será enviado um e-mail para o solicitante.
De posse do comprovante de solicitação entrar em serviços online – certidões – certidão de zoneamento e informar os dados solicitados, após gerar certidão.